Transparência e crédito à disposição de todos
Entenda melhor o que é o SCR, sua finalidade e operações!
Clique nas perguntas para mais informações
O que é o SCR?
Qual a finalidade do SCR?
Quem pode consultar as informações armazenadas no SCR?
Tanto o Banco Central do Brasil como as instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional, desde que tenham autorização expressa e específica dos tomadores de empréstimos e financiamentos.
Todas as operações dos clientes são informadas ao SCR?
Não. As instituições financeiras são obrigadas a identificar os clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a vencer ou vencidas, bem como os valores referentes a fianças e avais prestados por elas a seus clientes.
Quais são as informações registradas no SCR?
Para as operações a partir de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) são registrados detalhes como: prazo de vencimento das parcelas, origem dos recursos, modalidade (crédito rotativo, empréstimos, financiamentos, títulos descontados, arrendamento, crédito a liberar etc.), variação cambial, indexador, garantia, entre outros.
A quem recorrer quando verificar que os dados registrados no SCR estão incorretos?
Ao perceber dados incorretos nos registros no SCR, o cliente deve encaminhar solicitação de correção, exclusão ou registros de medidas judiciais, bem como manifestações de discordância à instituição responsável pela informação, por meio de requerimento escrito e fundamentado e, quando for o caso, acompanhado da respectiva decisão judicial.
O cliente pode ter acesso aos seus dados?
Sim, basta estar credenciado pelo Banco Central para acessar o SCR.
As instituições financeiras precisam estar autorizadas para consultar meus dados?
Sim. A consulta sobre qualquer informação registrada no SCR pelas instituições financeiras depende de autorização prévia, expressa e específica do cliente da operação de crédito.